Novidade inevitável

Já é algo bem comum de acontecer: uma banda ganha visibilidade com uma página no MySpace, se espalha rapidamente pela web e atinge um público antes talvez impensável. Ou então vê o número de acessos do espaço no site crescer subitamente após comentar sobre ele em um show. O novo roteiro de divulgação dos artistas passa certamente por uma conta no YouTube, outra no Orkut, mais outra no Last.Fm... Tão certamente como não há maneira de fugir do lugar-comum de afirmar o quanto essa forma barata e descomplicada de expor um projeto tem criado um novo momento para quem faz e para quem escuta música.

Que o diga a sergipana Road to Joy. “Depois de conseguir um numero considerável de visitas no MySpace, chegamos a tocar no rádio também”, contou o guitarrista Ítalo Nascimento. “Divulgamos para nossos amigos, adicionamos bandas do mesmo estilo... E algumas dessas bandas respondiam com recados dizendo o que acharam do nosso som. Isso motivou bastante a gente. Antes de mesmo de lançar o disco, nosso single já estava rolando por aí”, disse o baixista Leonardo Bandeira. Mas a banda não ficou restrita a esse portal. “Divulgamos pelo MSN, pelo Orkut”, comentou Ítalo.

As redes sociais da web são também uma ótima oportunidade de diálogo com o público. Um material da Road to Joy, inclusive, foi até remixado quando o grupo percebeu a necessidade disso depois da divulgação numa comunidade on-line de guitarristas. “A recepção da música acaba influenciando o resultado final do disco em produção”, resumiu Leonardo.

O grupo acha que uma divulgação mais “pessoal” pode ser um instrumento poderoso para quem está começando. Os integrantes utilizam suas contas privadas no Twitter para dar informações sobre a Road, por exemplo. “Nem todo mundo vai seguir o perfil de uma banda. Com o perfil pessoal, acabamos chamando a atenção até que quem teoricamente não se interessaria”, explicou Lorena Morais, escaletista e percussionista do projeto.

Mais:
MySpace da Road to Joy
Comunidade da banda no Orkut

Por Ricardo Gomes


0 comentários:

Postar um comentário